Como comprar dolar para viajar

admin

22 janeiro 2021

Nenhum comentário

O cenário nem sempre é o melhor, mas neste post você vai entender como comprar dolar para viajar. Se você pensa em viajar para fora do país, é vital entender como funciona a cobrança em cartões, sejam eles de crédito ou pré-pagos. Além disso, muita gente opta por comprar papel moeda pois acredita ser mais barato. Pode até ser, mas a melhor forma de entender como comprar dolar para viajar é criar uma relação de conveniência x custo.

Os fatores que mais importam quando falamos de conveniência x custo envolvem a segurança de levar papel moeda pra cima e pra baixo, os custos de taxas de cartões de crédito e pré-pago, a necessidade urgente de sacar moeda estrangeira em ATMs e a comodidade geral da sua viagem.

 

O que quero dizer é: em determinados casos usar tudo no cartão pode fazer mais sentido do que levar dinheiro em espécie, mesmo que o papel moeda seja mais barato. Mas além disso, existem dicas valiosíssimas que vão de ajudar a entender as variadas formas de comprar dolar na hora de viajar. Isto também se aplica a outras moedas estrangeiras, claro.

 

Para quem usa cartão de crédito

 

Usar cartão de crédito na viagem pode ser interessante pela comodidade, mas normalmente representam taxas a mais nas compras que você faz. É importante você entender algumas coisas:

 

  • Quando a conversão de dólar para real é feita (no fechamento da fatura ou no dia da compra).
  • Qual é a taxa que o cartão cobra além do IOF de 6,38% cobrado em toda compra que se faz no exterior.
  • Qual a taxa que o cartão de crédito cobra na hora de sacar em ATMs.

Essas informações variam muito de operadora para operadora, de plano pra plano. Inclusive porque não há nenhuma obrigação de seguir um câmbio em específico para as operadoras de cartão de crédito. Normalmente se usa o Dólar PTAX, mas nem sempre. No fim das contas, cada bandeira cobra o dólar que quiser, não deixe de se informar.

 

Para quem usa cartão pré-pago

 

No caso de quem usa cartão pré-pago, o dólar pago na casa de câmbio no momento da carga já inclui IOF de 6,38% e normalmente o câmbio tem algum acréscimo em relação ao dolar turismo. Mas esses câmbios normalmente estão abaixo do praticado pelos cartões de crédito.

 

O ponto mais importante aqui: normalmente o saque nesses cartões tem taxas mais caras. É importante se antecipar a isto para agir de forma inteligente em caso de emergência.

 

Papel moeda em casa de câmbio

 

Se você quer entender como comprar dolar para viajar precisa entender que o melhor preço normalmente está nas casas de câmbio. A única exceção está nas casas de câmbio de aeroportos. Estas sempre cobram mais caro para aproveitar os turistas mais esquecidos.

Existem vários apps que comparam os câmbios de diversas casas pela sua cidade. Não deixe de pesquisar em várias casas e tentar negociar por volume.

 

Três métodos para comprar dolar ou qualquer outra moeda estrangeira

 

Existem três formas que buscam conciliar o orçamento de quem está pensando em viajar e quer comprar moeda estrangeira. Vamos explicar ela aqui, se você tiver alguma dúvida basta deixar um comentário que eu respondo sem problemas.

 

 

Você tem uma reserva separada, acompanha a variação do câmbio e ele chega num preço que você aceita pagar. Você não quer esperar porque o valor pode subir muito ou cair muito. Então compra o valor total em dólar e resolve a questão! Menos uma preocupação.

Esse método é bom pra quem tem ótimo domínio do orçamento e do quanto o câmbio pode oscilar, além de uma disciplina diferenciada.

O ponto ruim: o dólar pode cair e ficar mais barato e você perder este movimento.

Você guarda um pouquinho do seu dinheiro todo mês para viajar. No fim do mês, converte este dinheiro em quantos dólares for possível. A cada mês você faz isso, de forma que em algum mês o preço está alto, em outro está baixo. No final, o valor que pagou por cada dólar é um valor médio, por isso o nome de preço-médio.

Nada mais é do que a soma do valor comprado dividido pelo número de períodos, no caso meses.

O ponto bom é que você não paga um preço altíssimo em todos os seus dólares. É uma estratégia que visa estabilidade.

O ponto ruim é que em reais você corre o risco de não ter os dólares que almejava no fim do período em que juntou o valor.

 

 

A estratégia é exatamente a mesma, mas você projeta quantos dólares vai comprar por mês, não quantos reais vai usar. Esta estratégia é boa para quem tem uma sobrinha a mais a cada mês e está com um orçamento mais frouxo.

Aqui você certamente terá a quantidade de dólares que projetou no fim da sua fase de planejamento.

Agora que entendeu como comprar dolar para viajar,

vamos programar sua viagem juntos?

E você? Pratica alguma forma diferente para acumular dolares para viajar? Conta pra mim aqui!

Ou ainda confira como economizar nas suas passagens aéreas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *